Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Reino Unido anuncia investimento em programas de pesquisa científica no Brasil por meio do Fundo Newton

Brasília, 15 de março de 2019

Com o intuito de fomentar ainda mais a parceria entre Brasil e Reino Unido no campo da ciência e inovação foi anunciado ontem à noite, em Brasília, o investimento de R$ 20 milhões em novos programas do Fundo Newton, que serão realizados até 2021. O anúncio foi feito pelo embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan, durante jantar oferecido a convidados participantes do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

O jantar comemorativo, realizado na residência do embaixador britânico dentro do calendário do Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação 2018/19, contou com a presença da presidente da Confap, Maria Zaira Turchi, o presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, o novo presidente do CNPq, João Luiz Filgueiras de Azevedo, e outras autoridades de instituições científicas. Na ocasião, os convidados tiveram a oportunidade de estreitar relações e conhecer algumas modalidades de cooperação científica entre Brasil e Reino Unido, dentro de programas do Fundo Newton.

“Quero deixar registrado o profundo interesse do meu país de dar continuidade à excelente cooperação científica com o Confap e as FAPs de todo Brasil. O evento dessa noite é também uma parte importante do Ano Brasil Reino Unido de Ciência e Inovação, uma iniciativa conjunta dos nossos governos e que tem trazido excelentes oportunidades de colaborações com impacto não só para a comunidade científica e acadêmica mas para toda a sociedade”, disse o embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan.

O Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação 2018/19 visa promover oportunidades para os cientistas, empreendedores e empresas privadas de ambos países, além de incentivar novas parcerias. Desde o lançamento, em março de 2018, foram realizados por volta de 60 eventos e projetos sob sua marca, incluindo uma missão de inovação da EMBRAPII no Reino Unido, o “Prêmio Jovem Cientista” com o CNPq, que contou com patrocínio da Embaixada Britânica, a Conferência de Pesquisa de Inovação de Gás Sustentável na USP, e esta semana, o workshop internacional sobre Zika vírus, na Fiocruz de Recife.

Números da parceria Confap e Newton Fund

  • Desde 2014, o início do Newton Fund, foram lançadas 23 chamadas com a participação de 24 Fundações de Amparo à Pesquisa;
  • São 468 projetos aprovados, como chamadas de pesquisa básica em Doenças Negligenciadas e Transformações Urbanas, editais para o fomento de workshop científico, bolsas de pós-doutorado, entre outras iniciativas;
  • São um total de R$ 280 milhões em programas de cooperação científica e de inovação entre Brasil e Reino Unido;

Com o apoio do Fundo Newton, o Reino Unido é hoje o segundo maior parceiro do Brasil em termos de publicações científicas.